Oceanos Mapeamento

Com curadoria e gestão da Oceanos Cultura, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa foi criado no Brasil em 2003, inicialmente com o nome de Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira. Em 2015, com a saída da Portugal Telecom do Brasil, o prêmio passou a se chamar Oceanos, e com a parceria do Itaú e do Itaú Cultural passou a contemplar o conjunto de livros publicados em língua portuguesa em todo o mundo, tornando-se, assim, um prêmio transnacional, de estrutura democrática e representativa em suas dinâmicas de seleção e avaliação, contando com curadores de várias nacionalidades e um corpo de jurados composto por especialistas da África, do Brasil e de Portugal.
Em 2021, no contexto do Prêmio, e com o apoio do Instituto Cultural Vale e do Itaú Cultural, surge o Oceanos Mapeamento, que cataloga todas as obras inscritas no prêmio tanto do ponto de vista de informações práticas sobre autores e editoras, quanto do ponto de vista da narrativa de cada livro, fornecendo informações acerca de personagens, cenários e tramas. Ao acessar o site do Mapeamento, o público pode fazer suas próprias pesquisas, cruzando dados de autores, editoras, mas também descobrindo traços em comum e distintivos das especificidades literárias dos livros inscritos na premiação.
Em 2023, em uma nova etapa, realizada em parceria com a Organização Não Governamental Base dos Dados, especialista em tratamento de dados públicos, a catalogação do Oceanos Mapeamento foi alargada para informações relativas a editores, autores, livros e jurados do Prêmio Oceanos desde 2015. O Oceanos Mapeamento tem como objetivo fazer com que escritores, pesquisadores, agentes do mundo editorial e público em geral compreendam melhor as proximidades e os distanciamentos entre as diversas literaturas em língua portuguesa, mas também possibilita que a própria premiação reflita sobre seus mecanismos e se torne mais democrática a cada ano.
Proteção de dados
Política de privacidade